Responsabilidade Socioambiental

Além do plantio de árvores ao longo do Corredor ABD, nossa empresa se destaca por outra importante iniciativa para a defesa do meio ambiente: A Frota Verde.

Nossa frota operacional conta com 251 veículos de última geração e tecnologia que faz a diferença quando o tema é sustentabilidade.

São 90 trólebus, um ônibus híbrido, um 100% elétrico - E-bus e um Dual Bus (elétrico híbrido + trólebus), que emitem quase zero poluentes na atmosfera.

O Corredor Verde tem na Frota Verde uma grande aliada para o desenvolvimento de um ambiente urbano mais limpo e saudável não apenas para nossos clientes, mas para toda a população.

É por isso que nos dedicamos intensamente à pesquisa de novas soluções tecnológicas, para cumprir nossa missão de transportar pessoas sem agredir o meio ambiente.

O Corredor Verde realiza ações voltadas à sustentabilidade que contribuem diretamente para a preservação dos recursos naturais e assim se compromete com uma vida melhor para todos.

Veículo da frota sendo lavado com água de reuso

Reuso de água

ETE - Estação de Tratamento de Efluente Industrial para Reuso

Com as Estações de Tratamento e Reuso da Água, que são utilizadas para a lavagem da frota, são economizados cerca de 30 mil litros de água por dia.

O projeto de Reuso de Água foi implementado em 2009. O consumo de água na empresa se dá principalmente na lavagem externa dos ônibus e na lavagem de peças. Antes dos ônibus deixarem a garagem, eles passam por higienização completa, entre elas a lavagem.

Para evitar o desperdício, toda a água proveniente do processo de lavagem é tratada, com acompanhamento técnico especializado.

Inicialmente a água da lavagem passa por um processo de pré-tratamento onde são retirados os sólidos mais grosseiros em suspensão, através de utilização de grelhas e de crivos grossos; e, separado a água residual das areias, a partir da utilização de caixas de areias.

Em seguida essa água é bombeada para dentro da ETE (Estação de Tratamento de Efluente Industrial para Reuso), e fica armazenada dentro dos tanques reservatórios. Com o uso de uma bomba, a água passa por tubulações até chegar dentro do tanque reator, iniciando-se aí o processo de tratamento primário (processo físico-químico).

Nesta etapa, é adicionado um produto químico para o processo de coagulação e para a correção do pH, na sequência, é adicionado outro produto químico junto com a agitação de ar comprimido no processo de floculação e decantação.

O processo de floculação consiste na adição de produtos químicos que promovem a aglutinação e o agrupamento das partículas a serem removidas, tornando o peso específico das mesmas maiores que o da água, facilitando a decantação.

Desse modo, a água fica em repouso no processo de tratamento secundário, quando os efluentes fluem vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão, que apresentam densidade maior do que a do líquido circundante formem sedimentos gradualmente no fundo do tanque reator.

Após esse período, começa o tratamento terciário onde a água é filtrada e clorada para sua desinfecção, até chegar na caixa subterrânea que tem capacidade de armazenar até 200 mil litros de água tratada.

Após o tratamento, a água é reaproveitada tanto para a lavagem dos próprios ônibus e peças como também para a limpeza dos pátios.

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Descarte de baterias: Logística Reversa

Todas as baterias usadas provenientes dos veículos são armazenadas em local específico, para que não haja contaminação de outros materiais. Essas baterias inservíveis são enviadas de volta ao fabricante que faz o descarte desse material, o processo é chamado de Logística Reversa.

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Descarte de Lâmpadas

Respeitando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação federal nº 12.305 de 2010, que prevê que as lâmpadas devam ser descartadas de forma ambientalmente correta, todas as lâmpadas, provenientes dos ônibus, terminais e paradas são encaminhadas para uma empresa especializada efetua o descarte de cada elemento gerado.

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Óleo lubrificante: Re-refino

É transformado em óleo básico de alta qualidade, que retorna ao mercado para ser utilizado em máquinas e motores. É uma prática que fecha o ciclo de vida do óleo lubrificante, já que pode ser reutilizado infinitas vezes, poupando recursos naturais e preservando o meio ambiente.

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Coleta Seletiva

O projeto contribui com a atuação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, organizados em cooperativas de reciclagem garantindo o aumento da vida útil dos aterros sanitários, a diminuição da demanda por recursos naturais, gerando trabalho e renda para dezenas de famílias

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Reciclagem

A sucata ferrosa, decorrente das atividades de manutenção e de reformas estruturais, são enviadas para reciclagem evitando o desperdício de recurso natural. Os pneus também são reciclados, o que evita o desperdício de matéria prima, o descarte em aterros sanitários e incineração; o mesmo acontecendo com os resíduos eletrônicos.

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Compostagem dos Resíduos Verdes

Todos os resíduos verdes gerados das podas de árvores e manutenção dos jardins do corredor de trólebus e terminais, são enviados para uma entidade social, que faz a compostagem, contribuindo com a capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Parte do adubo volta para o Corredor Verde e é utilizado no plantio e manutenção de suas árvores.

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Substituição de copos descartáveis por canecas e squeezes

A empresa implementou a substituição de copos descartáveis por canecas e squeezes. Com essa mudança milhares de copos plásticos deixaram de ser descartados. O projeto teve início em 2009, e até hoje evitou o desperdício de aproximadamente 8 milhões de copos descartáveis.

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Pavimento do corredor e terminais

O concreto quebrado é retirado e enviado para empresa especializada, que recicla o material transformando-o em brita, podendo ser utilizado como sub-base e em diversos serviços na construção civil, inclusive na preparação do subleito para o novo pavimento de concreto.

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